contato@gacc-rc.org.br

(19) 3534-5612

Blog

Fique atento aos sintomas

Saúde | 04/10/2019

Nos tumores identificados na infância e adolescência, até o momento, não existem evidências científicas que deixem claro a associação entre a doença e os fatores ambientais. Logo, a ênfase atual deve ser dada ao diagnóstico precoce e à orientação terapêutica de qualidade.

Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isto não deve ser motivo para descartar a visita ao médico.

Conheça algumas formas de apresentação dos tumores da infância:
• Nas leucemias a criança se torna mais sujeita a infecções, pode ficar pálida, ter sangramentos e sentir dores ósseas.
• No retinoblastoma, um sinal importante é o chamado "reflexo do olho do gato", embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, por meio de fotofobia (sensibilidade exagerada à luz) ou estrabismo (olhar vesgo). Geralmente acomete crianças antes dos três anos. Atualmente, a pesquisa desse reflexo pode ser feita desde a fase de recém-nascido.
• Aumento do volume ou surgimento de massa no abdômen podem ser sintomas de tumor de Wilms (que afeta os rins) ou neuroblastoma.
• Tumores sólidos podem se manifestar pela formação de massa, visível ou não, e causar dor nos membros. Esse sintoma é frequente, por exemplo, no osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais comum em adolescentes.
• Tumor de sistema nervoso central tem como sintomas dores de cabeça, vômitos, alterações motoras, alterações de comportamento e paralisia de nervos. (Fonte: INCA, 2019)

O diagnóstico precoce é fundamental para o alcance de altas taxas de cura. Portanto, pais, familiares, educadores e profissionais de saúde devem ficar atentos aos sintomas e procurar um médico em qualquer sinal de anormalidade.